Nossa História

Breve história

A partir da necessidade de letramento do pai do fundador da instituição, em 1996, que não havia tido a oportunidade de cursar o ensino regular, o mesmo sentiu o desejo em seu coração de não apenas aprender a ler e escrever, mas de criar um projeto onde esse beneficio pudesse alcançar o maior numero de pessoas possíveis. Surge então com essa iniciativa a AFASE, que tem por missão promover ações através de projetos e programas esportivos, culturais, sociais, educacionais e ambientais para públicos de todas as idades, criando um canal de integração entre as famílias, unindo ética, transparência, respeito e solidariedade, a fim de que, os participantes cresçam tendo como base um ambiente familiar e sejam conscientizados com as questões sociais em que estamos inseridos.

Fotos de jogadores que passaram pela AFASE

Situação atual

Através dessa missão, diversas ações foram sendo desenvolvidas ao longo desses mais de vinte anos de atuação, dentre elas vôlei, badminton, basquete, karatê, teatro, jazz contemporâneo, alfabetização de adultos, curso de eletrotécnico, técnico em contabilidade e futsal. Deste ultimo, desenvolvemos as potencialidades de atuais jogadores como Thiago Freixo (conhecido como Thiaguinho, atual jogador da Seleção Brasileira e do Joinville) e Sinésio (campeão brasileiro pelo Joinville em 2018) que ainda atuam no futsal e outros que migraram para o futebol de campo, como o Bruno Souza (jogador do Boavista) e Gabriel Batista (campeão e capitão da seleção brasileira sub 20 e atual goleiro do time profissional do Flamengo).

Os trabalhos desenvolvidos pela instituição estão diretamente interligados a Coalizão Brasileira de Esportes – CBE, que é uma rede de relacionamentos e parcerias que visa contribuir para a transformação de comunidades e indivíduos por meio do esporte e recreação, bem como produzir uma liderança brasileira esportiva que demonstre os valores éticos e morais dentro e fora do ambiente esportivo.

A CBE representa o movimento esportivo internacional no Brasil, tornando possível a implementação de programas estratégicos, formação de parcerias, produção de recursos esportivos, recrutamento, envisionamento, capacitação, treinamento e mentoria de lideres, especialmente de jovens lideres.

Em 1999, o ex jogador de futebol Jonson Tadeu, de Maceió, foi a África do Sul participar de uma escola internacional de formação de lideres esportivos. Ao termino, retornou ao Brasil com o objetivo de organizar e desenvolver um centro de formação para lideres esportivos em toda a América Latina. Apenas em janeiro de 2004, na cidade de Maceió, a primeira turma veio a ser formada e este centro de formação recebeu o nome de CEFLAL (Centro de Formação para Lideres na América Latina). O treinamento durou mais de 20 dias, teve cerca de 30 alunos e apenas 3 facilitadores. Tudo era muito novo e estava sendo experimentado. Com o passar dos anos, desde a primeira turma do CEFLAL, o conteúdo foi sendo atualizado e ampliado, e a liderança naquela época percebeu a necessidade de criar-se uma organização que fosse responsável, não apenas pelo CEFLAL, mas também por todas as ferramentas, treinamentos, estratégias, parcerias e conteúdo que começavam a surgir e a se expandir.

A partir dessa necessidade, em 2007, no Rio de Janeiro, foi criada oficialmente a CBE – Coalizão Brasileira de Esportes, que no período entre 2004 e 2015 treinou mais de 2.500 líderes para desenvolverem ações voltadas para o esporte em diversas localidades do Brasil. O presidente da AFASE não apenas foi um dos líderes envisionados e capacitados pela CBE, mas também estabeleceu com ela e através dela muitas parcerias, que possibilitam a AFASE a desenvolver atividades em todo o território nacional. Nos últimos três anos, a instituição foi capaz de atuar tanto na capacitação de lideres, quanto no desenvolvimento e implementação de ações, programas e estratégias esportivas e recreativas como Family Games, Caminhada da Família, Whole Life Coaching, Festival Comunitário, Kidsgames e Kidsgames Indígena, alcançando mais de 2.500 famílias.

Através de patrocínios e apoios de parceiros, percebemos a oportunidade de ampliar ainda mais nossa área de atuação e serviço as crianças, adolescentes, jovens e famílias não apenas no município de São Gonçalo, mas em todo o Estado do Rio de Janeiro e até mesmo no Brasil.

A equipe, totalmente experiente no ramo, engajada na missão da AFASE e capacitada, vem contribuindo ao longo desses anos para o desenvolvimento dessas ações, atividades e programas, ora de forma voluntária, ora com recursos através de patrocínios pontuais recebidos. Possuímos uma equipe altamente qualificada experiente e, ao mesmo tempo, ensinável e com coração voluntario disposta a compartilhar, servir, aprender e agregar novos conhecimentos e experiências a instituição. Essa equipe não se desmotivou ou desistiu mesmo em períodos em que não havia nenhum recurso financeiro, mas serviu voluntariamente, a fim de que nossas atividades não cessassem.